segunda-feira, 16 de julho de 2012

Yoga como auxiliar em Saúde Mental

Ontem li um livro que fala sobre um problema psicológico cruel: a Depressão. O livro é instrutivo, foi escrito por um profissional da área de psicologia. Descreve fatores bioquímicos associados ao transtorno. É esclarecedor. E sugere com ênfase o uso de medicamentos.
Cita brevemente o uso de pensamentos positivos para ensinar a mente a descansar. No geral eu gostei, mas achei que faltou um pouco mais de sugestões sobre como o paciente pode despertar nele mesmo o seu potencial de melhora, de auto-estima.
Dou aulas de yoga para alunos com sintomas associados ao estresse e ansiedade. E observo a cada semana como exercícios simples, como Respiração Consciente, os tem ajudado a lidar melhor no seu tratamento. Sim, a maioria faz tratamento terapêutico ou psicoterapêutico. O acompanhamento do profissional é fundamental! Tomam remédios, pois isto faz parte do tratamento. Mas buscaram o yoga, a maioria por indicação do próprio terapêuta, buscando lidar melhor com os efeitos colaterais dos remédios e mesmo visando diminuir ou parar o uso, num futuro.
Tenho alunos que agora dormem melhor. Que usam a respiração consciente cada vez que sentem o início de nova crise. Até mesmo que conseguem subir uma longa escada sem perder o fôlego. Se sentem mais fortes e confiantes, pois despertam esta força dentro deles. Isto após somente duas ou três aulas. Para mim, isto é altamente relevante, e merece ser compartilhado!
Neste blog eu colocarei textos sobre minhas pesquisas a respeito do uso do Yoga e Meditação nestes tipos de tratamentos. Sempre terei o cuidado de procurar fontes confiáveis. É uma resposta à solicitação de meus queridos alunos. Sat Nam!

Um comentário:

  1. Olá Selma,
    Eu confirmo por experiência própria os benefícios da respiração consciente e outras dicas que você passa para nós. Agradecida pela dedicação e informação sobre Yoga Kundalini que recebemos sob sua orientação.
    Postado por Erika com muito carinho. Sat Nam.

    ResponderExcluir