quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pet yoga

Este texto une duas paixões minhas: yoga e minhas gatas e gatos. Minhas primeiras alunas foram minhas gatas! Passei a observar o que acontecia: cada vez que eu me sento para fazer yoga e meditar, minhas gatas se aproximam – até mesmo a Jujuba, sapeca como só ela!

Os gatos têm jeito de yogues: mantém a coluna reta, são meditativos, elegantes, com a postura correta.

Coincidência ou não, todos os meus alunos particulares têm um animal doméstico: gatos, cachorros e até coelhos. Sim, eu e minha aluna nos surpreendemos na primeira vez em que a Bunny – sua coelha – se aproximou de nós quando começamos a aula!
Alguns fatos curiosos deste “fenômeno” – tudo baseado nas minhas observações durante as aulas:
·         Cães não gostam de ver seus donos deitados durante o relaxamento... imagine que uma Lhasa Apso e um labrador se comportaram da mesma forma: começaram a ficar agitados, como se o fato dos donos estarem deitados – posição usada para o relaxamento em Kundalini Yoga - demonstrasse para eles que os donos estariam em perigo...  a Lhasa até rosnou para mim, e eu tive que me deitar também, para mostrar que eu não estava fazendo mal para sua dona. Só então ela se acalmou. Olha que fofos;
·         Parece que os gatos particularmente “sentem “ a nossa energia quando fazemos yoga. Eles se aproximam, principalmente ao entoarmos mantras. E ficam paradinhos, como se tivessem esperado a vida toda por aquele momento de reflexão... :)

Caso tenha um pequeno peludinho em sua casa, na próxima vez em que for meditar ou fazer yoga, observe a reação deles.
Dedico este texto para os personagens inspiradores principais:
·         Gatos(as): Bambina, Rutherford, Jujuba, Zerinho, Brigitte, Noel, Nina, Petit, Jolie e Michele. E os meus "Pablitos", todos os 13 descendentes da Pablita, que são gatos "selvagens" que moram do lado de fora de minha casa. Eles têm cama, mesa e.... não, não tem banho... . Todos lindos.
·         Cachorros(as): Angus, Amelie e Frida.
·         Coelhas: Bunnie e Clyde.


Agora, as minhas queridas amigas do "pelo":





  A Jujuba na toquinha – "ai que frio"...









 








Rutherford num momento “Hein? Está falando comigo?... “









Ninja e a Zerinho num momento: "Você viu o que eu vi?"




A Zerinho perguntando “Foto?! De novo??”


A Ninja - olha que carinha! - “por que tudo está de ponta cabeça?”



 E esta é a Pablita, a matriarca de todos os Pablitinhos... olha que gatona linda!


E a querida Bambina, que nos deixou no começo deste ano... após quase vinte anos fazendo parte de nossas vidas, nos alegrando.  Uma lindona, muito amada, muito querida. Tão linda, tão linda... A minha primeira aluna! Aqui, nós estávamos nos contemplando...

Para mim, será um prazer incluir a foto de seu pequeno amigo no meu blog! Percebam quanto amor eles têm para nos dar. Uma troca saudável. Indispensável.


Faça yoga! E também contemple o seu amigo de estimação!
Sat Nam! E Miau!

Um comentário:

  1. Adorei o texto, apesar de ser um pouco suspeita para falar de pets pois uma das gatinhas homenageadas e minha filhinha (Brigitte) e a outra e adotada (Michele). Enfim só gostaria de dizer que o kundalini ioga mudou minha vida, não tenho mais sintomas de síndrome do pânico e hoje consigo me controlar em varias situações de stress que a vida nos impõe, melhor do que qualquer Prozac. Selma te agradeço muito por ser uma pessoa melhor

    ResponderExcluir