quarta-feira, 18 de julho de 2012

Kundalini Yoga: o despertar da consciência

Conheça a técnica que promete equilibrar o sistema glandular, fortalecer o sistema nervoso e controlar as emoções e a energia da mente


Trazida para o Ocidente pelo mestre Yogi Bhajan, o Kundalini Yoga é uma prática de Hatha Yoga com ênfase nas posturas (asanas) que seguem um ritmo próprio sincronizadas com a respiração (pranayamas), com os gestos com as mãos (mudras) e com os cânticos (mantras). Finaliza-se com a prática de meditação direcionada a um objetivo. Uma típica aula de Kundalini Yoga sempre virá acompanhada de todos esses elementos. Geralmente, as práticas são acompanhadas de músicas que, na verdade, são mantras musicados no dialeto gurumukhi (a linguagem sagrada dos gurus). Vestidos com roupas brancas de algodão, os praticantes sentam-se em meio-lótus e entoam três vezes o adi mantra – Ong Namo Gurudev Namo, que significa “eu saúdo com reverência a parcela divina que existe em cada um de nós”, para entrar em sintonia com a sabedoria infinita e a energia criativa dentro de cada um. Segundo a professora Renata Sobreira Uliana, que dá aulas há dez anos em São Paulo, a roupa de algodão é para absorver o suor e o branco contém todas as cores e amplia a aura, deixando o praticante mais receptivo ao conhecimento.

Em todas as práticas de Kundalini, há a entoação do mantra Sat nam, que quer dizer “verdade é a identidade como a centelha divina existente em cada um”. Este mantra também é usado para cumprimentar as pessoas, na despedida ou para abençoar um alimento. Pode ser entoado simultaneamente com algum exercício físico e com a respiração sincronizada para aumentar os efeitos da prática. Em seguida, fazem-se os pranayamas, que podem ser variados como a respiração do fogo, que em Hatha Yoga é a mesma coisa que kapalabhati. “Esses exercícios respiratórios ajudam a regular a energia de vida, a qualidade das emoções e a estabelecer uma relação com a respiração”, explica Renata. O aquecimento se dá por meio de alongamentos e exercícios específicos para preparar o corpo e a coluna, e só então inicia-se a seqüência de posturas. Em Kundalini Yoga, há uma série de exercícios com movimentos sincronizados com a respiração que visa atingir um determinado fim, por exemplo, regular o sistema nervoso, fortalecer o sistema imunológico ou equilibrar o corpo e a mente. O nome dessa seqüência de exercícios é kriya – não confundir com os kriyas do Hatha Yoga, que são as técnicas de purificação e limpeza. Os kriyas do Kundalini Yoga também visam à purificação, mas, neste caso, compõem uma seqüência fixa de posturas que não pode ser alterada. O kriya e a meditação são selecionados em cada aula pelo instrutor com o objetivo de atender à necessidade dos praticantes.

Bibliografia
Yoga para mulheres, de Shakta Kaur Khalsa Manual de Kundalini Yoga (em espanhol), de Satya Singh Kundalini Yoga (em inglês), de Shakta Kaur Khalsa Master’s touch, de Yogi Bhajan Longevidade do cérebro, de Dharma Singh Khalsa

Durante a execução dos kriyas, além da respiração sincronizada, os mudras também desempenham papel muito importante. “Acreditamos que a ponta dos dedos ativa determinados pontos cerebrais e intensifica os efeitos da prática”, diz Renata. Geralmente, a última parte é dedicada ao relaxamento em savasana (postura do cadáver). Depois, sentados, os praticantes fazem uma meditação – que também pode ter um objetivo, como tirar os obstáculos do caminho –, que é acompanhada de uma respiração específica e de um mudra. Para finalizar, todos entoam um mantra.

Benefícios
O Kundalini Yoga já vem sendo usado como tratamento coadjuvante na área médica, com atuações principais nos distúrbios psiquiátricos, psicossomáticos e psicológicos e também nos comportamentos de vícios e dependências. O livro Kundalini Yoga Meditation, do médico e professor de Kundalini David S. Shannahoff-Khalsa, mostra estudos sobre os efeitos dessa técnica em várias enfermidades. O Kundalini Yoga age direta e rapidamente, de forma equilibrada, no sentido de ampliar a consciência. “É uma ciência que trabalha sobre os sete chakras. Trabalha diretamente sobre a energia total e este fluxo tem uma única direção: ou você o controla ou ele te controla. É aqui que o Kundalini se encaixa: você aprenderá a dirigir sua energia, a experimentá-la e a enfrentar qualquer situação mantendo o equilíbrio”, esclarece a professora. Os principais benefícios do Kundalini Yoga são o equilíbrio do sistema glandular, o fortalecimento do sistema nervoso e a capacidade de controlar a energia da mente e as emoções.

Um pouco de história
Desde 1968, o Ocidente vem tendo a oportunidade única de aprender as técnicas de meditação do Kundalini Yoga quando o mestre Yogi Bhajan quebrou a antiga tradição secular de segredo envolvendo a ciência da poderosa Kundalini Yoga e começou a ensiná-la abertamente aos interessados. Yogi Bhajan tornou-se mestre em Hatha e em Kundalini Yoga aos 16 anos. Com 29 estava casado, tinha três filhos e era oficial do governo indiano em Nova Délhi quando aceitou um convite para dar aulas de Yoga na Universidade de Toronto. Yogi Bhajan mudou radicalmente o curso de sua vida e, em poucos meses, depois de alguns percalços, estava em Los Angeles, onde se fixou até a sua morte, em 2004. Em 1969 fundou a 3HO – Healthy, Happy, Holy Organization (Organização Saudável, Feliz, Sagrada) – e começou a ensinar Kundalini Yoga. Sob a orientação de Yogi Bhajan como diretor de Educação Espiritual, a 3HO cresceu rapidamente pelo mundo inteiro, com 300 centros em 35 países.

No Brasil, o Kundalini foi introduzido em 1987 pelo brasileiro Guru Sewak Singh e pela norte-americana Subagh Kaur Khalsa, em São Paulo. Vinte anos depois, foi organizada a Akim, ou Associação de Professores de Kundalini Yoga e Meditação do Brasil. Atualmente há cerca de 90 professores de Kundalini Yoga no País, com certificado internacional pelo Ikyta (International Kundalini Yoga Teacher Association). Apesar de ser relacionado ao sikhismo – religião de Yogi Bhajan –, o Kundalini Yoga não é filosofia, nem religião, nem ritual. A professora Renata Sobreira Uliana explica que “é uma técnica que desperta a consciência. É o potencial criativo humano, a energia divina adormecida na base da coluna. Quanto mais desperta, maior o nível de consciência”. Alguns professores recebem um nome espiritual, as mulheres usam o sobrenome kaur, que significa princesa e os homens recebem singh, que quer dizer leão. Pode-se solicitar o nome entrando em contato com alguma das instituições de Kundalini, que fazem um cálculo baseado na numerologia tântrica. Porém, segundo a professora Renata, usar o nome espiritual é opcional. Já o sobrenome Khalsa é para aqueles que seguem o sikhismo e quer dizer discípulo ou aluno. Os professores dessa religião se caracterizam por usar um turbante. Segundo eles, o objetivo é filtrar as energias, deixá-los mais centrados e proteger o sétimo chakra.

Para saber mais:
www.3ho.com

www.theinternetyogi.com

www.yogibhajan.com

www.kundaliniyoga.com

Fonte: Revista Yoga Journal Brasil.

Um comentário:

  1. Gostei da literatura esclarecendo o que é o Kundalini Yoga. O conhecimento dessas informações de base promove o nosso fortalecimento a cada prática de exercício e responde à pergunta que procuramos em relação aos benefícios que essa modalidade de yoga promove em nosso organismo físico e mental.
    Sat Nam.
    Erika

    ResponderExcluir