quarta-feira, 18 de julho de 2012

Breathwalk: caminhada com Meditação e Respiração Consciente.

O uso extensivo e consciente da Respiração Consciente distingue Breathwalk de outras abordagens em caminhadas e exercícios. Podemos variar a experiência de caminhar em dezenas de formas, com uma ligeira alteração no padrão da respiração. Com estes diferentes padrões de respiração, podemos disparar em nosso corpo e mente mensagens para alterar o estado conforme nossa necessidade – energia, clareza mental, humor positivo e outros.

Uma simples demonstração do que a respiração consciente pode fazer por nós: feche os olhos, e inspire profundamente. Sinta o ar entrando pelas narinas, sinta o abdômen se expandindo, o umbigo indo para frente. Na expiração, faça o movimento contrário, até o umbigo se contrair. Continue por alguns poucos segundos. Observe seus sentimentos e suas emoções. É bom, não é? Agora, lembre-se da última ladeira que você precisou subir: quando estamos muito cansados e tudo parece desestimulante, normalmente paramos e... Damos uma boa inspirada! Inspiramos lenta e profundamente, pois inconscientemente sabemos que aquilo nos dará a Força necessária para continuarmos nossa subida.
A respiração é uma ferramenta fundamental para o estudante de Kundalini Yoga. De acordo com pesquisas conduzidas pelo Dr. Herbert Benson *, conhecer bem a respiração é a fundação para:

Ø  Promover saúde e vitalidade;

Ø  Controlar o humor;

Ø  Desenvolver a concentração;

Ø  Fornecer clareza e calma;

Ø  Reduzir o estresse e a ansiedade;

Ø  Ajudar a eliminar toxinas presas nos pulmões, decorrentes de poluição;

Ø  Aumentarr a paciência e resistência a reações ao estresse;

Ø  Melhorar a circulação sanguínea;

Ø  Promover o sentimento de conectividade (consigo mesmo com a vida, natureza e com os outros).
A consciência na respiração começa em reconhecê-la como a respiração “física e bruta”, assim como a força sutil de vida do corpo e mente, chamada de Prana.
Um aluno de Kundalini examina e quebra o hábito de ignorar a respiração. Pensa na respiração em termos amplos, ao invés de simples respiração. Considera que a respiração e seus movimentos são conectados com os movimentos de todas as emoções e pensamentos. Nas aulas de Kundalini Yoga, aprendemos diferentes padrões de respiração e seus efeitos no corpo e mente, e melhoramos nossa gama de escolhas de como ter o controle de nossa energia. Quando você pode combinar sua energia com a tarefa que quer concluir ou o desafio que encara, você pode sentir-se mais confiante, poderoso e relaxado. Ter uma forma para rapidamente e com confiança alcançar o estado que você necessita é um aliado poderoso para sucesso e alegria.

A Respiração e a Palavra têm uma relação íntima. Eles formam a plataforma através da qual tudo se inicia, e eles moldam a forma e direcionamento da vida. Governam nossa comunicação e nossa relação com os outros e com nós mesmos. Se pudermos aproveitar conscientemente os padrões e habilidades da respiração e som, podemos criativamente direcionar nossas vidas e potenciais.
Quando respiramos não apenas bombeamos ar para dentro e para fora dos pulmões. Enviamos uma mensagem que está codificada no padrão da respiração para o centro do cérebro. Disparamos mudanças na parte de nosso sistema nervoso chamada de “Sistema Nervoso Autônomo”, que comanda automaticamente coisas básicas como o batimento cardíaco e a pressão sanguínea, e afeta algumas funções do sistema nervoso, glandular e digestivo. Quem comanda o equilíbrio deste processo é o hipotálamo, o principal intermediário entre o Sistema Nervoso e o Sistema Endócrino, os dois principais sistemas do corpo. Ele é o centro do fenômeno “corpo-mente”. Recebe informação do cérebro, das células, e dos sentidos. E envia as informações através de todo o corpo na forma de mensageiros químicos que disparam emoções, atividade metabólica e ações, de forma não linear, como ondas.
A Respiração consciente pode sincronizar todas as partes do nosso corpo e mente para trabalharem juntas e produzir mudanças surpreendentes. Podemos liberar capacidades que permanecem dormentes. Podemos nos tornar mais conscientes, alertas, e saudáveis. O poder reside dentro de nós, na nossa respiração.

*Dr. Herbert Benson, do Instituto Médico do Corpo/Mente da Escola de Medicina de Harvard, identificou em suas pesquisas que há uma resposta de relaxamento produzida por exercícios rítmicos feitos com atenção e foco. Adicionalmente, os benefícios para elevação do bom humor e melhora na saúde são disparados por esta combinação, não somente por exercícios ou caminhada isolados.

Fonte: Livro Breathwalk - Breath Your Way to a Revitalized Body, Mind and Spirit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário