quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Postura encurvada piora o humor

Eu sempre reforço com meus alunos a importância de se manter uma postura corporal elegante, com a coluna reta, o olhar direcionado para o horizonte à sua frente. Por isto, achei interessantíssima esta matéria que li na revista Mente e Cérebro. Compartilho com vocês.

Andar de cabeça baixa favorece produção de hormônio relacionado ao estresse.

Endireitar os ombros e buscar uma posição que não torture tanto a coluna pode, além de evitar dores no futuro, ajudar a combater o mau humor. É o  que revela uma pesquisa da Universidade Estadual de São Francisco. O professor de educação física Erik Peper dividiu 110 voluntários em dois grupos: em um, todos deviam andar de cabeça baixa e ombros caídos por um corredor; no outro, os participantes deviam fazer o mesmo, mas com as costas eretas. Após a pesquisa, todos responderam a perguntas que avaliavam seu humor e satisfação com a vida. Segundo Peper, as pessoas que atravessaram o corredor com postura relaxada relataram mais cansaço, “falta de energia” e tristeza.

“Basta imaginar como nossos hábitos mudaram ao longo dos últimos 100 anos: passamos mais tempo sentados, e a maioria das pessoas se encurva ou afunda na cadeira em algum momento do dia, seja na mesa de trabalho ou vendo TV”, diz o pesquisador. Os resultados reforçam estudos anteriores que mostram que a postura encurvada está relacionada à maior produção de cortisol, o hormônio do estresse.


Fonte: revista Mente e Cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário