quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Benefícios do Yoga - Matéria do Discovery Mulher.

Sempre gosto de encontrar boas fontes comentarem sobre os benefícios do yoga. Quem pratica regularmente, vai se identificar com pelo menos um dos benefícios citados! Dê uma olhada.


Combate ao Estresse - Proporciona relaxamento e uma mente calma!

Estudos demonstram que a raiva, a impaciência e a hostilidade estão associadas a ataques cardíacos. A prática da ioga ajuda a minimizar estas emoções e também a evitar pensamentos frustrantes ou assustadores. O estresse provoca prisão intestinal, e os movimentos da ioga facilitam o transporte dos alimentos através dos intestinos. Depois da prática, o corpo relaxa e isso favorece o descanso do corpo e da mente.


Rejuvenescedora - Oferece maior flexibilidade nas articulações e alongamento dos músculos.

Melhora a flexibilidade geral do corpo e é um exercício completo para todos os grupos musculares. Ajuda a manter a juventude e a vitalidade. Em sua luta contra a deterioração que chega com o envelhecimento natural, o guru anti-idade Dr. Andrew Weill recomenda a prática e assegura que melhora a estabilidade e o equilíbrio em mulheres mais velhas, prevenindo as quedas comuns associadas à osteoporose, já que o peso é melhor distribuído e ambos os pés o suportam por igual.


Foco - Melhora a concentração

Um importante elemento da ioga é o foco no presente. Sua prática regular melhora a coordenação, a memória e até o coeficiente intelectual. As pessoas que combinam as posturas físicas com a meditação demonstram maior habilidade para resolver problemas e recordar informações. O silêncio interior que se obtém com a meditação cala os pensamentos perturbadores e estressantes, o que acaba sendo muito saudável.


Aumenta a Beleza - Aumenta a beleza ao melhorar a aparência e postura

O iogue Swami Sivananda, um mestre indiano desta disciplina, garante que a prática regular de certas posturas proporciona a homens e mulheres mais beleza e elegância. Os praticantes da ioga ganham uma luminosidade no rosto e nos olhos, e um peculiar encanto no sorriso. O alongamento promove o alinhamento da espinha dorsal, oferecendo uma melhor postura e graça ao caminhar. Alguns asanas regulam os hormônios e estimulam a vida sexual.


Saúde - Ajuda a regular a pressão arterial

Pessoas com pressão alta podem se beneficiar com a prática da ioga. Posturas de relaxamento profundo reduzem tanto a pressão sistólica como a diastólica. As posturas da ioga, também chamadas asanas, e os exercícios respiratórios melhoram as condições cardiovasculares. A prática regular fortalece o coração e aumenta o fornecimento de oxigênio durante a prática. É sabido que a ioga ajuda a transportar mais oxigênio para as células.

Insônia - Combate à Insônia

A prática da ioga atua beneficamente sobre o sistema nervoso, especialmente o cérebro, o que acaba melhorando a qualidade do sonho. Foi comprovado que os asanas e os exercícios respiratórios fazem com que o praticante precise de menos horas de sono para estar descansado, já que ajudam a eliminar as toxinas do corpo. A redução dos hormônios do estresse favorece a conciliação do sono. Ao ficar com o corpo e mente relaxados, o praticante dorme mais rápido, levanta mais concentrado e com melhor humor.

Saúde Feminina - Alivia dores pré-menstruais e regula os intestinos

Não só foi demonstrado que a prática do yoga é uma terapia eficiente no combate à dor crônica, especialmente das costas, como também alivia as dores pré-menstruais. Há várias posturas da ioga que favorecem a elasticidade e a tonificação do útero, aliviando a congestão do sangue no abdômen. O relaxamento que a prática proporciona também ajuda a combater a tensão e o mau humor que antecedem a chegada do período menstrual na maioria das mulheres.


Faz bem para o coração - Reduz o bloqueio das artérias coronária

Não só os problemas genéticos ou a má alimentação formam placas nas artérias coronárias. Sabe-se que o estresse emocional crônico colabora na formação destas placas, bloqueando estas artérias e reduzindo o volume de sangue que chega ao coração. A ioga é o método anti-estresse mais eficaz já criado. Mediante diferentes posturas, o sangue flui melhor e também se afina, ajudando a reduzir a incidência de infartos e coágulos.


Combate à solidão - Propicia a prática comunitária

Apesar de ser possível praticar ioga sozinho e muitos iogues escolherem este caminho, outros preferem fazer parte de um grupo e seguir os ensinamentos de um professor, transformando a prática no melhor inimigo da solidão. A ioga também melhora a auto-estima e aumenta a harmonia. Ela ajuda a combater os pensamentos associados à depressão e aumenta a disposição, o que leva o praticante a desfrutar do intercâmbio de experiências com o mundo exterior.


Alívio para a asma - Oferece alívio para a asma

Foi comprovado que a prática frequente das técnicas de respiração e relaxamento da ioga liberam as pessoas do estresse e da necessidade de tomar medicamentos por doenças associadas à asma. O ar frio também pode desencadear crises de asma, mas a ioga promove a respiração pelo nariz, filtrando o ar e aquecendo-o, reduzindo assim o nível de impurezas que podem entrar nos pulmões.


Fonte: http://discoverymulher.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário